Quero ser enfermeiro, por onde devo começar?

O primeiro passo é ter certeza de sua vocação, pois esta profissão lida com seres humanos com saúde debilitada. Então, além da formação técnica e científica, você precisa gostar de trabalhar com amor servindo ao próximo. Um teste vocacional pode ser uma boa opção.

Se você já ter certeza, e ainda está concluindo o segundo grau, pode optar por um curso Técnico em Enfermagem, para já adentrar ao mercado de trabalho e adquirir experiência na área. Após isto você pode galgar um curso superior em Enfermagem, tornando-se então um enfermeiro.

A área da saúde, muito antes da pandemia, já era uma das que oferecia maior quantidade de boas oportunidades de trabalho, e cada vez mais é um mercado em ampla expansão. Porém, ao escolher a Instituição onde vai se matricular, é fundamental observar o atendimento de diversas exigências, para não ser surpreendido na conclusão com cursos não registrados de maneira adequada.

Para garantir a qualidade da escola, verifique os seguintes pontos:

  1. No site do Conselho Estadual de Educação precisa observar se a Instituição está devidamente credenciada para funcionar, com adequação do local, com alvará de funcionamento atualizado, impostos em dia, etc.
  2. Ainda no site do Conselho Estadual de Educação, observar o parecer de Autorização do Curso Técnico em Enfermagem, que obriga a existência de laboratórios, formação de professores, matriz curricular, biblioteca etc;

Se a escola não possuir todas as documentações exigidas, ela não será apta a gerar o número de inscrição do MEC e, dessa forma, o seu diploma não será válido. As vezes o aluno só se dará conta disso no momento que levar o seu diploma ao COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e este não emitir sua carteira profissional. Infelizmente e, acontece com frequência, muitos alunos concluem o curso e, só depois, descobrem que não fizeram o curso em escolas credenciadas, tendo perdido tempo e dinheiro.

Então, antes de se matricular, verifique se a escola tem todas as documentações em dia.

Invista em escolas sérias e comprometidas com a formação profissional com experiência  e excelência no que faz e reconhecimento no mercado de trabalho! Desconfie de muitas facilidades oferecidas para prender o aluno a determinada instituição e/ou curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat